Saltar para o conteúdo

Sobre o Projecto

Este é o meu projecto final do Mestrado em Comunicação Audiovisual, com especialização em Fotografia e Cinema Documental será desenvolvido a partir de fotografias de arquivo guardadas pelos locais do concelho de Arouca, sendo que as imagens são testemunhas de atividades e tradições que ainda se praticam no concelho. Estas fotografias serão, apropriadas e re-criadas na actualidade.

O concelho de Arouca é bastante rico em memórias e tradições mas, na realidade, não existe muita documentação visual sobre as mesmas. A memória é mantida através da preservação da tradição e através da oralidade. Este projeto pretende demonstrar a importância da imagem de arquivo como documento, como memória de um local, assim como pretende promover a criação de um arquivo. Ao re-fotografar as imagens de arquivo, pretende-se salientar o facto da tradição ser preservada no concelho ao longo dos anos, fazendo como que um elogio a esta forma de manter viva a memória. Tentar-se-á envolver o máximo possível a população e obter dela opiniões sobre a memória.

Paralelamente, pretende-se gravar as memórias sonoras destas pessoas, memórias estas que estão, intimamente, relacionadas com a atividade representada. Este registo sonoro será integrado na instalação final, na qual o som, dará, deste modo, uma nova dimensão às imagens, criando novas “imagens” e promovendo uma reflexão sobre a passagem do tempo, sobre a memória e o que a mantém viva, o que fica e o que desaparece. Através desta representação das memórias do concelho de Arouca, far-se-á como que um retrato do concelho, das suas gentes e tradições. Na instalação final pretende-se criar uma “experiência do lugar”, de forma a que se sinta o espírito de Arouca, como se uma amostra da alma do concelho estivesse presente na instalação.

Ao procurar imagens guardadas pela população local, imagens de família, de acontecimentos que foram de alguma forma importantes, investigar-se-á qual o valor dado a estas imagens e se estas têm valor documental. Estas imagens são cada vez mais utilizadas para investigação pelas ciências sociais, deverão então ser guardadas em arquivos, sendo valorizadas como documentos? Com este projeto pretende-se lançar uma reflexão sobre estas questões, incluindo tanto a população local como os participantes da instalação final, de forma a promover uma maior consciência da importância da memória local, assim como, a eventual a criação de um arquivo fotográfico e sonoro, caso se conclua que este realmente é importante e necessário.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário