Saltar para o conteúdo

Sobre mim

A minha ligação às artes começou quando aos 6 anos experimentei uma aula de piano. Até aos meus 14 anos prossegui os estudos musicais, ficando-me todavia pelo 3º grau do Conservatório de Música do Porto. No entanto, esta formação inicial em tenra idade dotou-me de uma certa exigência comigo própria e de um perfeccionismo que procuro em tudo o que faço.

Lembro-me, quando era pequena, da alegria que a câmara fotográfica e as suas imagens proporcionavam. Desde o momento do clique até ao guardar as imagens em álbuns como se de pequenos tesouros de tratassem, até à projecção de slides com imagens mais antigas que davam nova vida a momentos do passado.

Mais tarde, foi quase por acaso que a fotografia reentrou na minha vida. Ao frequentar um curso científico-profissional de Artes e Indústrias Gráficas, puseram-me uma SLR na mão, acompanhada de instruções simples sobre como fazer uma exposição, e disseram-me para ir “fotografar lá pra fora”. Seguiu-se o laboratório e a sua luz vermelha, com toda a magia envolvida no aparecimento da imagem na folha branca de papel. No fim desse dia, sabia o que queria fazer no futuro.

Entre 2006 e 2011 frequentei a licenciatura da Escola Superior Artística do Porto em Artes Visuais – Fotografia, onde fui introduzida, de uma forma mais séria, ao mundo da fotografia a nível prático e teórico. No meu estágio curricular, fui fotógrafa da escola Balleteatro onde fiz principalmente fotografia de cena em espectáculos de dança e teatro.

Em 2011, quando acabei a licenciatura, tinha rebentado a dita crise económica na Europa. No ano que estive “parada”, para além de fazer e refazer, enviar e reenviar CV’s dediquei-me a preencher falhas que senti na minha formação, maioritariamente de natureza técnica. Complementei também a minha formação com o CCP (Certificado de Competências Pedagógicas).

2012 foi o ano em que decidi voltar a estudar, por sentir que por mais que aumentasse os meus conhecimentos por iniciativa própria, a experiência académica oferecia-me coisas que seriam difíceis de alcançar sozinha. Assim, candidatei-me ao Mestrado em Comunicação Audiovisual, com especialização em Fotografia e Cinema Documental da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto.

Depois de um primeiro semestre maioritariamente teórico em que re-descobri uma outra paixão – o cinema, seguiu-se um segundo semestre onde foi proposto realizar um projecto documental em Mesão Frio. Daqui saiu Lugares sem Voz, um projecto fotográfico com uma forte influência cinematográfica, ao qual acrescentei o som, que experimentei pela primeira vez com este projecto e que pretendo continuar a usar. Apaixonei-me pela forma como o som consegue criar novas formas de “ver” uma imagem, como cria novas sensações, “puxando” pela nossa memória, e dando assim toda uma nova dimensão às imagens.

Paralelamente, durante este 2º semestre do Mestrado, acompanhei as óperas da pós-graduação em música lírica da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, como forma de aumentar a minha experiência em fotografia do espectáculo.

Após um período de descanso durante o Verão, decidi voltar a estudar música, tendo voltado a tocar piano após alguns anos de silêncio, por ter sentido que era algo que fazia parte de mim e como tal, não podia deixar de lado.

Neste momento, estou concentrada no presente projecto final de mestrado, tentando, paralelamente, no pouco tempo que me resta, dedicar-me à música e a algum trabalho freelance que vai surgindo.

Adriana de Melo Silva

http://www.behance.net/adrianamelo

http://adrianamelophotography.wordpress.com

https://www.facebook.com/pages/Adriana-de-Melo-Fotografia/114154315316338

https://vimeo.com/adrianamelo

Comentários e Questões:

adrianamelophotography@gmail.com

Deixe um Comentário

Deixe um comentário